A transformação é uma constante na nossa jornada espiritual pois, para crescer, é preciso abrir mão da luta para permanecer igual e aprender a acolher à mudança o tempo todo. Uma das áreas em que mais devemos adotar esta ideia é no modo de resolver os contratempos pessoais. Normalmente tentamos resolver as nossas inquietações interiores nos protegendo, mas a real transfomação começa quando aceitamos os problemas como agentes do crescimento.
A partir do momento que a evolução coletiva da humanidade seguiu um caminho de supervalorização da construção individual de imagens, estando as pessoas mais preocupadas efetivamente com qual imagem aqueles com quem elas se importam construíram a respeito delas, passamos a ser bem recompensados por sermos bons em construir um modelo de forma absolutamente correta e se comportar com coerência todas as vezes, de forma que cada um "construa alguém". E se este alguém for o que os outros querem e esperam, você pode ser muito popular e bem-sucedido. Mas e se a pessoa que você criou não conseguir conquistar a popularidade e o sucesso que você esperava? É possível constantemente ajustar seus pensamentos através de autoconhecimento para construir a consciência de quem efetivamente somos.
Quando você para e reflete para embarcar numa viagem de entendimento de quem realmente você é, pensamentos, sentimentos e impressões das experiências vividas se derramam em sua consciência. Quando você se concentra nestas imagens mentais, elas se tornam parte de uma estrutura complexa onde antes não havia nada. Você vai ver fatos desde quando tinha 7 ou 8 anos aos quais, quase que inconscientemente, você ainda se agarra. Verá que você pegou todas as suas lembranças e as arrumou de forma ordenada e disse que isso é o que você é. Mas você não é estes acontecimentos, você é aquele que os experimentou. Você não precisa se apegar às suas experiências para se construir como pessoa, este é apenas um conceito de si atrás do qual você se esconde.
O interior de nossa psique é um lugar muito complexo e sofisticado. É cheio de forças conflitantes em constante mudança devido a estímulos externos e internos. Isso resulta numa ampla variedade de necessidades, medos e desejos fluindo em períodos relativamente curtos de tempo. Por isso é comum não haver clareza suficiente e haver dificuldade para entender o que realmente acontece dentro de si. É muita coisa ao mesmo tempo, todas as relações de causa e efeito entre todos os diversos pensamentos, emoções e níveis de energia afetando estados de espírito, desejos, gostos e aversões, causando entusiasmos e letargias.
Quando passamos a nos tornar verdadeiramente mais espiritualizados, cada um de nós passa a ser muito diferente de todo mundo. Aquilo que todos querem, você não quer. Porque agora você construiu efetivamente a consciência do que verdadeiramente você quer.
* SINGER, Michael A.. A alma indomável. Editora Sextante, 2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário