quinta-feira, 19 de maio de 2022

A DANÇA DO UNIVERSO

GLEISER, Marcelo. A Dança do Universo - Dos mitos de criação ao big-bang. Companhia das Letras, 1997. (398 páginas)


- Como definiu o romancista Milan Kundera: "são as questões sem resposta que definem as limitações das possibilidades humanas, descrevendo as fronteiras de existência da humanidade".

- Mitos de criação e modelos cosmológicos têm algo de fundamental em comum: ambos representam os esforços da humanidade para compreender e desvendar a existência do universo e de todo o mundo à sua volta. Tanto a ciência quanto a religião expressam a reverência e o fascínio humano pela natureza e por seus mistérios.

- O misticismo, se interpretado como a incorporação da irresistível atração humana pelo desconhecido, tem um papel fundamental no processo criativo dos cientistas.

- Na Pré-História, na esperança de que catástrofes naturais não destruíssem suas vidas, a cultura das sociedades humanas primitivas atribuía aspectos divinos à natureza.

- Rituais e oferendas buscavam conquistar a simpatia divina para garantir a sobrevivência do grupo e impedir as destruições não-compreendidas impostas pela natureza. dando algum sentido a fenômenos misteriosos, não entendidos e ameaçadores.

- A relação com os deuses também tinha uma função social, impondo valores morais e éticos que foram fundamentais para manter a coesão do grupo e a formação de sociedades mais complexas.

- Em todas as culturas, a busca pela compreensão da morte através da religião satisfez a necessidade humana de lidar com o que é imprevisível e inexplicável.

- Quando diferentes culturas tentam formular uma explicação para as origens de tudo, elas têm que usar uma linguagem essencialmente metafórica, baseada em símbolos que tenham algum significado dentro de sua cultura geradora do mito. Isto explica por que mitos de determinadas culturas podem parecer completamente sem sentido para outras culturas.

- Os mitos da criação podem ser separados entre os que supõem que o universo teve um início, a partir do qual tudo passou a existir, tendo o tempo uma idade finita, e aqueles que supunham que o universo existiu desde sempre, tendo idade infinita.

- Os mitos de criação se dividem entre aqueles com um ser criador, aqueles que surgem sem intervenção de uma unidade divina, e aqueles que surgem através da tensão entre o caos e a ordem. Os mitos sem criação são divididos naqueles nos quais o universo sempre existiu e existirá para toda a eternidade, e naqueles cíclicos de criação e destruição subsequentes que se repetem para sempre.

- Os mitos com um início de tudo são os mais comuns, em especial aqueles que invocam um ser criador de tudo.

- Os mitos com um criador e um início de tudo formaram a base de todas as religiões monoteístas, mas também aparecem no mito assírio e no mito dos Maias do Popol Vuh, que descreve uma pré-existência composta de calma, silêncio e imobilidade, até que os deuses Tepeu e Quetzalcoatl decidem criar o homem, mas precisam de várias tentativas após alguns fracassos, e precisam também da interferência de outros deuses até obterem uma tentativa de sucesso.

- O mito da Assíria da criação do homem, de mais ou menos 800 mil a.C., dizia que cinco deuses - Anu, o poder do céu e do ar, Enlil, o poder da terra, Shamash, o poder do sol e do fogo, Ea, o poder da água, e Anunnaki, o poder do tempo e do destino - reuniram-se sentados no céu para discutir a criação. Ou seja, eram os quatro elementos e o tempo se juntando e se combinando para dar forma ao mundo e à vida.

- Entre os mitos com um início, mas sem um criador, estão o Chandogya Upanisad, do Hinduismo, e o mito dos Maoris, na Nova Zelândia.

- Entre os mitos de caos e ordem estão o Enuma Elis, dos Babilônios, e o mito Taoista, com as raízes do Yin e Yang, nas quais o Yin representa a passividade, a escuridão e a fraqueza, e o Yang representa a atividade, o brilho e a força, e a combinação e o encontro dos dois geram a harmonia de tudo que está presente no mundo.

- No Enuma Elis, a origem e a organização do universo e do mundo se dão como resultado do trabalho de vários deuses. O texto tem cerca de mil linhas escritas em babilônico antigo sobre sete tábuas de argila, cada uma com cerca de 115 a 170 linhas, remontando à Idade do Bronze, nos tempos de Hamurabi, associando a criação do mundo ao triunfo de Marduque sobre Tiamat, que o tornou o rei dos deuses. Mas a formação de tudo é moldada como resultado dos conflitos entre vários deuses. A narrativa tem clara influência sobre o mito de criação posterior da Assíria, assim como sobre o livro do Gênesis, do Antigo Testamento.

- Entre os mitos sem criação, destaca-se o Jainismo, na India, um pensamento fundado por Maavira, um contemporâneo de Buda.

- Na religião hindu, o tempo tem uma natureza circular, a criação é repetida eternamente, num ciclo de criar e destruir simbolizado pela dança rítmica do deus Xiva, que reflete a natureza cíclica do universo. O tempo seria efetivamente circular, sem começo nem fim.

- Heráclito de Éfaso, em 500 a.C.: "a verdadeira constituição das coisas gosta de ocultar-se".

- As Tábuas (pedras) de Amizaduga, de 1.580 a.C., cobrem o nascimento e o acaso - o movimento astronômico - do planeta Vênus no céu por um período de mais de 20 anos. Acredita-se que o registro astronômico tenha sido compilado durante o reinado do rei Amizaduga, o quarto governante depois de Hamurabi.

- No Século VIII a.C., o poeta cego Homero escreveu os poemas épicos Ilíada e Odisseia, um marco histórico de registro da cultura da Grécia Antiga.

- Os povoados gregos se espalhavam pela costa do Mar Mediterrâneo, desde o sul da Itália até o Mar Negro, na Ásia Menor, onde hoje está a Turquia.

- No Século VI a.C., o comércio entre os estados gregos cresceu e a riqueza gerada levou a uma melhoria das condições de vida coletivas. O centro da civilização grega estava em Mileto, no sul da Iônia, na consta mediterrânea de onde hoje está a Turquia. Em Mileto floresceu a primeira escola de filosofia pré-socrática, o embrião da ciência. Tales de Mileto, que viveu de 624 a 546 a.C., foi o fundador desta filosofia.

- Tales de Mileto usou seus conhecimentos astronômicos e meteorológicos, e previu uma excelente safra de azeitonas. Ele então alugou todas as prensas de azeite de oliva da região, e quando a colheita chegou, fez fortuna com o uso de suas prensas para a produção de azeite.

- Foi Anaximandro, também de Mileto, quem levou as ideias de Tales a um outro nível de sofisticação: o universo seria eterno e infinito em extensão, estando a Terra no centro dele, e atribuindo ao planeta uma forma cilíndrica. Ele até especulou que a razão entre o diâmetro e o raio deste cilindro era de um terço. O planeta seria circundado por uma grande roda cósmica de fogo, sendo o sol um furo na superfície desta roda. A lua seria um furo numa segunda roda cósmica, e as estrelas seriam vários furos numa terceira roda cósmica.

- O Século VI a.C. foi um ponto de transição na história da humanidade: os filósofos de Mileto buscavam entender ao universo, Sidarta Gantama, o Buda, na Índia, refletia sobre o processo de evolução da alma; na China, Lao-Tseu construía a união mística do Tao, e Confúcio estabelecia princípios morais de vida e de liderança em sociedade. 

- Pitágoras nasceu entre 585 e 565 a.C., sem que ninguém tenha descoberto exatamente quando, na Ilha de Samos, no Mar Egeu, perto de Mileto. Em 530 a.C., ele fundou uma seita religiosa em Crotona, no sul da Itália, a qual forjou uma síntese entre filosofia e religião, entre o racional e o místico, o que é uma das maiores façanhas do conhecimento humano. Ele absorveu conhecimento matemático dos babilônios, viajou pelo Egito e pela Ásia, e absorveu conhecimentos religiosos de diferentes regiões.

- A escola de Pitágoras buscava relações numéricas entre todos os aspectos da natureza e da vida. Tudo possui forma, e formas podem ser descritas por números, o que os tornaria, para sua escola, a essência do conhecimento.

- A escola de Pitágoras descobriu a relação entre intervalos musicais e proporções numéricas simples. Pela primeira vez na história, a matemática estava sendo utilizada para descrever uma experiência sensorial, um meio de se entender a lógica da harmonia. Foi um passo gigantesco em direção ao desenvolvimento das ideias precursoras da ciência.

- Mileto acabou destruída pelos persas em 494 a.C.

- Após derrotar aos persas em uma série de conflitos durante as primeiras décadas do Século V a.C., a civilização grega viveu um século e meio de esplendor. Sob a liderança de Péricles, que governou Atenas de 461 a 429 a.C., a civilização grega evoluiu a níveis que a transformaram numa fonte de luz para o resto da história, representando um símbolo de que a coragem intelectual dos acreditam na busca do conhecimento é um antídoto contra a cegueira causada pela repressão e pelo medo.

- Em 450 a.C., Filolau de Crotona, um filósofo pitagórico, foi o primeiro a afirmar que a Terra não só se movia, como não era o centro do universo. Por esta afirmação, quase foi morto, sendo expulso de Crotona e encontrando refúgio em Coríntia, na Grécia.

- Para Filolau, a Terra girava em torno de um fogo central, que estava no lado oposto ao lado habitável da Terra, de forma que nunca podia ser visto. O sol seria um redistribuidor do calor deste fogo central que dava todos o vigor e a energia para o cosmos.

- No giro em torno do fogo central vinham a Terra, a Lua, o Sol, os cinco planetas conhecidos até então na época - Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno - e depois todas as estrelas juntas numa cristalina.

- A partir de 450 a.C., Leucipo e depois seu discípulo Demócrito, introduziram o revolucionário conceito atômico, ao afirmarem que toda a matéria seria formada por átomos. É impressionante que tenham deduzido teoricamente isto num tempo no qual não havia tecnologia para observar o universo microscópico. Até, e principalmente, por isto, forjaram um conceito errado sobre o átomo. Mas em linhas gerais, anteciparam em milênios o conceito atômico, com a descrição do mundo em termos de átomos que seriam indivisíveis.

- O legado científico dos gregos não se resume apenas ao desenvolvimento do ambiente intelectual que viria a propiciar o nascimento da ciência como um sistema de conhecimentos desenvolvidos com o objetivo de organizar a realidade na qual está imersa a humanidade. Igualmente importante foi a clara ênfase dada ao papel do indivíduo no processo de criação científica.

- Sócrates (470 a 399 a.C.): "é inútil tentar entender o mundo antes de entendermos a nós mesmos". Foi assim que ele provocou uma ruptura na história da filosofia grega, dando início à fase que ficou conhecida como pós-socrática.
 
- Discípulo de Sócrates, Platão acreditava que a realidade sócio-política só poderia mudar se houvesse um novo código moral, baseado em verdades imutáveis. Em 380 a.C., ele fundou sua academia, que sobreviveu até 529 d.C., podendo ser considerada uma precursora na história do modelo das universidades, que só viriam a surgir 1.200 anos depois da fundação da Academia de Platão, em Atenas.

- Considerando que o círculo era a forma geométrica perfeita, e que o universo havia sido criado por uma inteligência superior, a qual naturalmente optaria por buscar à perfeição, Platão assumiu que os corpos celestes só poderiam ter formato esférico e ter um movimento circular e uniforme, girando sempre a uma mesma velocidade angular.

- Nascido em 384 a.C. em Estagira, na região da Macedônia (território que nos dias atuais é parte da Grécia), Aristóteles, depois de estudar na Academia de Platão será o autor das ideias mais revolucionárias a respeito do movimento natural das coisas, introduzindo conceitos que perdurarão dominantes até o Século XVII d.C. sobre o entendimento da dinâmica do universo e da natureza.

- Devido à genialidade militar de seu pai, Filipe da Macedônia, o inventor da cavalaria como forma de ataque militar, Alexandre, o Grande, expandiu as fronteiras da Grécia até a Índia, sendo o responsável por disseminar a cultura grega pelo Oriente Médio e pela Ásia.

- Após a morte de Alexandre, em 323 a.C., a unidade do império entrou em declínio. Mas havia sementes plantadas na cidade de Alexandria, no Egito, onde foi fundado o primeiro centro de pesquisa dedicado à ciência, o Museu de Alexandria, que atrairia a Aristarco, Apolônio, Arquimedes e Hiparco nos séculos seguintes, sendo um centro de disseminação do conhecimento.

- Foi Heráclides do Ponto - também conhecido por Heráclides Pôntico - que viveu de 388 a 310 a.C., quem propôs pela primeira vez a rotação da Terra em torno de seu eixo para explicar a rotação diária dos céus, hipótese descartada pelos pensadores aristotélicos, e por isto abandonada por muito tempo. O contra-argumento dos pensadores aristotélicos era que se a Terra girasse, as pedras se moveriam no chão.

- Heráclides também propôs que Mercúrio e Vênus giravam em torno do Sol, e não da Terra, como se acreditava naqueles tempos.

- No ano em que Heráclides morreu, nasceu Aristarco de Samos, que viveu de 310 a 230 a.C., tendo sido quem colocou pela primeira vez o sol como o centro de todas as órbitas no cosmos, criando o Modelo Heliocêntrico, que só viria a ser aceito, no entanto, após as descobertas de Copérnico no Século XVI d.C..

- Unindo argumentos de geometria brilhantes e observações astronômicas (a olho nu), Aristarco deduziu que o Sol era bem maior do que a Terra e a Lua.

- Em 140 a.C., Hiparco, que viveu de 190 a 120 a.C., e foi o inventor da trigonometria, sendo considerado o maior astrônomo da Antiguidade, tendo inventado o astrolábio e descoberto o eixo de rotação da Terra, foi quem comprovou que o planeta girava lentamente em torno de seu eixo.

- Para os gregos, estudar a ordem percebida no universo representava uma ascensão espiritual, porque significava estar em contato direto com a manifestação da inteligência divina.

- Será da maturação dos esforços e estudos de Aristarco que resultará a obra máxima da astronomia grega, o modelo proposto por Ptolomeu no Século II d.C.. Fora algumas modificações propostas por astrônomos árabes, o Modelo Ptolomaico dominou o pensamento astronômico ocidental praticamente sem modificações até o final do Século XVI d.C..  

- Cláudio Ptolomeu, com seus trabalhos produzidos entre 127 e 141 d.C. em Alexandria, no Egito, baseados nas ideias de Aristóteles e na astronomia de Hiparco, foi quem fechou a descrição completa de movimentos de todos os corpos celestes conhecidos até então, produzindo o estudo padrão de astronomia que ditou os conhecimentos de astronomia até o Século XVI.

- O Modelo de Ptolomeu violava um dos dogmas platônicos: o de que os movimentos celestes ocorreriam em velocidade angular constante em torno da Terra. Mais preocupado em salvar os fenômenos observados do que em seguir os dogmas vigentes, Ptolomeu corrigiu, com extraordinário sucesso, o modelo matemático de explicação astronômica de seus antecessores, resolvendo diversas irregularidades presentes nos movimentos dos corpos celestes.

- A Ascensão da Igreja Católica e o Declínio de Roma redirecionaram as preocupações daqueles que tinham acesso ao conhecimento. de 300 a 1.000 d.C., acreditou-se novamente na Europa que a Terra era plana. Até que os árabes levassem de volta para a Europa os textos de Aristóteles, Arquimedes e Ptolomeu, cujos textos foram redescobertos pelos europeus, por influência dos árabes, a partir de 900 d.C., dominando o pensamento científico até que Copérnico introduzisse definitivamente o Modelo Heliocêntrico.

- Forjado por Agostinho de Hipona, o profundo dogmatismo teológico deixou a sabedoria grega do passado imersa durante séculos, com desprezo por quaisquer fenômenos naturais.

- Foi graças a Tomás de Aquino (1.225 a 1.274 d.C.) que a teologia cristã voltou a abraçar ideias aristotélicas, nascendo uma cosmologia cristã.

- Nicolau Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473 em Torun, na Polônia. Em 1496, ele entrou para a Universidade de Bolonha, na Itália para estudar leis eclesiásticas. Foi lá onde teve contato com os estudos de Aristarco. Em 1497, ele fez sua primeira observação astronômica. Em 1500 foi nomeado cônego da Catedral de Frauenburg.

- Nas palavras do próprio Copérnico: "o sistema ptolomaico não só não tem um bom desempenho, como também não está de acordo com a razão".

- Copérnico e sua obra, feita em 1510 e 1514, colocou o sol no centro da órbita de todos os planetas, e a Lua, apenas a Lua, era quem girava em torno da Terra, que por sua vez girava em torno de seu próprio eixo. Assim, ele destruiu o universo de Aristóteles. Fiel à regra de Platão, ele tentava "salvar os fenômenos". Seus estudos revolucionários foram publicados em Frauenburg em maio de 1542.

- Johannes Kepler nasceu em 27 de dezembro de 1571 em Weil, na Alemanha. Foi uma criança deprimida e doente. Buscando entender causas físicas por trás da astrologia e das previsões, foi quem introduziu a física no estudo do cosmos, inaugurando uma nova era na astronomia.

- Kepler obteve as primeiras leis matemáticas descrevendo o movimento dos planetas.

- Tycho Brahe foi o astrônomo que observou uma "estrela nova" no céu em 1572, o que na verdade era uma super-nova, e a partir destas observações acabou definitivamente com o Modelo de Aristóteles, com suas esferas celestes. Mas, diferentemente de Copérnico, Tycho não acreditava no heliocentrismo. Ele criou um modelo próprio, geocêntrico, no qual o Sol girava em torno da Terra, e todos os demais planetas giravam em torno do Sol.

- Kepler foi trabalhar com Tycho em Benatek, perto de Praga. O objetivo do trabalhou se tornou desvendar a órbita de Marte. Tycho faleceu em 1601, e Kepler só veio a desvendar os segredos da órbita de Marte em 1609, desmontando o modelo geocêntrico de Tycho, e concluindo que os planetas, incluindo a Terra, moviam-se todos em forma elíptica em torno do Sol, que era colocado de forma definitiva no centro daquilo que se conhecia como o cosmos.

- O Concílio de Trento (1545 a 1563) deixou bem claro que a Igreja Católica não toleraria nenhuma interpretação da Bíblia que diferisse da interpretação oficial.

- Na década de 1580, Galileu Galilei descobriu no movimento pendular que o tempo entre duas oscilações consecutivas era praticamente sempre o mesmo, independentemente do peso da pedra amarrada à corda que fazia o movimento pendular, e variava somente em função do tamanho da corda. Um resultado simples, mas que contradizia a ideia aristotélica.

- Galileu foi o primeiro cientista verdadeiramente moderno. Sua ênfase nas experiências, combinada a seus esforços para obter relações matemáticas que explicassem os resultados, tornou-se a marca registrada da ciência a partir de então.

- Os estudos pioneiros de Galileu da física do movimento viriam a ser fundamentais para as futuras formulações de Isaac Newton das leis de movimento e da gravitação.

- Em 1600, a Santa Inquisição, o tribunal anti-heresia da Igreja Católica, executou, queimado numa fogueira, ao filósofo Giordano Bruno, que havia lançado dúvidas sobre a interpretação teológica da Igreja Católica.

- A primeira licença para construção de um telescópio foi obtida por um oculista holandês chamado Johannes Lippershey em 2 de outubro de 1608. Mas um mês antes, "tubos ópticos de magnificação" haviam sido vistos numa feira em Frankfurt.

- Em 1609, Galilei construiu seu próprio telescópio, e os céus jamais seriam os mesmos após ele apontar seu telescópio para as estrelas. Ele descobriu 80 estrelas a mais do que as observáveis a olho nu no Cinturão de Orion, descobriu que a Lua tinha montanhas, e que Júpiter tinha satélites girando em torno dele. A partir desta observação, deduziu que a Lua seria um satélite da Terra.

- As observações de Galileu endossaram o Modelo de Copérnico, indo de encontro às referências na Escritura Sagrada (menções no Velho Testamento). Galileu então afirmou que só haveria contradições se as escrituras estivessem sendo interpretadas equivocadamente. A partir desta afirmação, começaram seus problemas com a Igreja Católica (a partir de 21 de dezembro de 1613). Galileu Galilei subestimou a força de seus adversários.

- Em dezembro de 1615, Galileu foi a Roma para tentar "limpar" seu nome junto à igreja. Ele achava que poderia provar que seus argumentos eram irrefutáveis.

- Em 1616, a Santa Inquisição advertiu Galileu durante 7 anos, período durante o qual Galileu permaneceu em silêncio, não escrevendo uma linha sobre seus estudos. As condições políticas então mudaram e em 1623 ele voltou a publicar um livro. Em 1630 escreveu outro, lançado em fevereiro de 1632, e este voltou a causar um novo conflito, este o definitivo.

- Em outubro de 1632, com quase 70 anos de idade, Galileu foi convocado novamente a comparecer ao Tribunal da Santa Inquisição, ao qual se ajoelhou e pediu perdão por aqueles que a igreja indicava serem suas heresias.

- Galileu Galilei morreu em 1642, mesmo ano no qual nasceu Isaac Newton.

- Apesar da perseguição e da censura, o trabalho de Galileu foi determinante para provar o heliocentrismo do Sistema Solar, ainda que ele jamais tenha aceitado as órbitas planetárias elípticas propostas por Kepler.

- Das obras que são parte da história intelectual da humanidade, pouquíssimas deixaram uma marca tão profunda quanto a de Isaac Newton, que erigiu uma estrutura conceitual que dominou não só a física como a visão coletiva de mundo até o início do Século XX.

- Newton nasceu numa família de analfabetos, tendo sido o primeiro de sua linhagem genealógica a ter aprendido a assinar seu próprio nome. Seu pai morreu três meses antes de seu nascimento, e sua mãe o deixou para ser criado pela avó quando ele tinha apenas 3 anos.

- Em 1664, na Universidade de Cambridge, onde estudava, Newton descobriu os trabalhos de René Descartes e Pierre Gassendi, e a partir disto decidiu dedicar sua vida à filosofia natural e aos conceitos mecanicistas.

- Newton tinha devoção pela física dos movimentos, pela alquimia, e pela teologia. Ele era um indivíduo multidimencional, que tentava entender a tudo no mundo ao seu redor.

- Entre o verão de 1665 e o de 1667, várias epidemias de peste bubônica tomaram a Europa. Durante este período, a genialidade de Newton explodiu com uma intensidade quase sobre-humana.

- Em ótica, Newton descobriu que a razão pela qual diferentes cores são refratadas a diferentes ângulos decorre de cada cor ter uma velocidade diferente ao atravessar um prisma. Ele então aprendeu como as diferentes cores se misturavam outra vez e formavam luz branca, revolucionando o entendimento das cores.

- Em paralelo, Christian Huygens decifrou o movimento circular e identificou a força centrífuga, explicando a força sentida "para fora" durante um movimento circular acelerado.

- Newton aperfeiçoou os estudos de Huygens e adicionou o entendimento da força centrípeta a este movimento, aquele que existe em direção ao centro do movimento circular.

Obs: a força centrípeta é aquela que faz com que um objeto entre em órbita no espaço

- A partir do entendimento da força centrípeta e do movimento de órbita, Newton se questionou sobre as razões que levavam uma maçã a cair de uma árvore até o chão, aplicando esta reflexão sobre a Lua. Nascia assim o embrião que lhe faria compreender a força da gravidade.

- Em julho de 1687, Isaac Newton publicou sua obra magma: "Princípios matemáticos da filosofia natural". Com ela, ele criou uma nova mecânica, provando que as mesmas leis físicas são aplicáveis ao movimento de objetos seja na Terra seja nos céus, unindo permanentemente para sempre a física e a astronomia.

- Em seu livro, ele começou definindo o conceito de massa, ainda não definido por ninguém até então. Seguiu então embasando que movimento é a relação entre massa e velocidade. O movimento sempre existe em relação a algum ponto de referência. Depois definiu o que era a inércia. Do conjunto destas definições, construiu a definição de força, que, dependendo do peso, faz um objeto sair da inércia, sendo força aquilo que muda a quantidade de movimento. A partir do entendimento da magnitude de força, ele define o conceito de aceleração. E com estas definições, ele fórmula as definições de tempo e espaço absoluto, chegando às famosíssimas "Três Leis de Newton". A partir disto, ele definiu matematicamente todos os tipos de órbita possíveis, os movimentos em presença de fricção (concluindo que o espaço entre os planetas tinha que ser vazio para que eles tivessem as órbitas que tinham) e, por fim, amarrou os estudos de Galileu e de Kepler aos seus, apresentando ao mundo o entendimento do que era a gravidade, o cimento universal que governa todos os movimentos em escala cósmica.

- Pelos problemas emocionais traumáticos vividos na infância, e por sua obsessão compulsiva por desvendar o mundo à sua volta, Isaac Newton viveu uma vida em reclusão, nunca tendo tido relacionamentos amorosos, e tendo morrido virgem, sem jamais ter tido uma relação sexual.

- No Século XVIII, o estudo da física se expandiu para além da mecânica, abrangendo também a busca pelo entendimento da física do calor, a termodinâmica, e dos fenômenos elétricos e magnéticos.

- As descobertas científicas geraram uma série de inovações tecnológicas que levaram à emersão da Revolução Industrial.

- Em 1755, o filósofo alemão Immanuel Kant teorizou que uma nuvem gasosa em rotação iria assumir a forma de um disco ao se contrair sob a ação de sua própria gravidade, o que era a explicação para a disposição dos planetas em torno do Sol no Sistema Solar.

- Em 1789, o francês Antoine de Lavoisier publicou o material resultado de anos de experimentos, no qual enfim foi explicado o processo de combustão, entendendo-se a natureza do fogo, uma combinação química entre o material combustível e o oxigênio. Ele comprovou que nada queimava em ausência de oxigênio, e que nada se criava no processo, tudo se alterava, com uma quantidade idêntica de matéria. Nascia assim uma nova ciência, com a alquimia se transformando na química.

- A máquina a vapor havia sido criada pelo espírito empreendedor em 1769. Levou algumas décadas até a ciência entender a dinâmica de seu funcionamento. Foi o engenheiro francês Nicolas Carnot quem conseguiu explicar como a energia potencial era transformada em energia cinética, com o vapor gerado pelo calor exercendo uma força similar à que a água exerce num moinho. O trabalho foi publicado em 1824.

- Para os seres vivos se desenvolverem, absorvem produtos do meio ambiente e liberam os restos desnecessários a seu metabolismo. A ordem surge localmente - o ser vivo - mas é globalmente - ser vivo + meio ambiente - que a entropia sempre cresce, gerando produtos agregados. No final, a desordem sempre vence. Nada é perfeitamente cíclico na natureza.

- Termodinâmica é a relação entre pressão, volume e temperatura.

- Em 1738, Daniel Bernoulli apresentou um modelo microscópico para descrever o comportamento dos gases. O aumento de pressão se dava pelo aumento de colisões de moléculas frente à redução de volume. Mas seus resultados foram ignorados por décadas, e não aceitos pela comunidade científica.

- Os trabalhos de Ludwig Boltzmann e Jean Perrin desvendaram a natureza física do calor em razão dos movimentos das moléculas.

- Em 1752, Benjamin Franklin comprovou através de um experimento com uma pipa, que os raios no céu e a eletricidade estavam associados. Ele comprovou que carga elétrica não pode ser criada ou destruída, mas simplesmente deslocada. Quando dois objetos são esfregados um no outro, o que ganha fluido elétrico fica positivamente carregado, e o que perde fica negativamente carregado.

- Em 1831, Michael Faraday provou que eletricidade e magnetismo estavam unificados pelo movimento, fazendo surgir o conhecimento sobre o eletromagnetismo, tendo suas descobertas levado às criações do dínamo, dos transformadores, e do motor elétrico.

- Na década de 1860, James Clerk Maxwell descobriu que campos eletromagnéticos se propagam à velocidade da luz. E a partir disto, ele descobre que a luz nada mais é do que uma onda eletromagnética. Campos elétricos que mudam no tempo são aqueles que geram os campos magnéticos. E a luz é criada por cargas em movimento, sendo assim uma forma de radiação eletromagnética.

- As ondas eletromagnéticas invisíveis são aquelas que têm comprimento de onda não perceptível ao olho humano, sendo o caso das ondas infravermelhas, de rádio, e de micro-ondas, as quais tem ondas maiores que as da luz; e ultra-violeta, de raios-X e de raios gama, as quais tem ondas menores que as da luz.

- No início do Século XX ficou claro que a Física Clássica era uma representação incompleta da realidade física.

- A Teoria da Relatividade e a Física Quântica têm algo de absurdo, algo que parece contradizer ao bom-senso. São fenômenos que estão muito além da realidade humana imediata, tendo percepções inacessíveis aos sentidos humanos.

- Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879 na cidade de Ulm, na Alemanha, filho de uma família de judeus.

- Einstein provou em 1905 que a velocidade da luz tem particularidades próprias. Ela é a velocidade limite dos processos causais na natureza, sendo a velocidade mais alta na qual uma informação pode viajar. E mais do que isto, a velocidade da luz é independente da velocidade de sua fonte, não variando nunca.

- Einstein provou que a simultaneidade era relativa. Dois eventos não são simultâneos se observados por dois indivíduos se deslocando em velocidades diferentes. Assim, as leis da física seriam diferentes para observadores com movimentos relativos acelerados: se um raio atinge duas extremidades de um trem simultaneamente, estando este trem se deslocando da esquerda para a direita, enquanto um observador parado fora do trem verá o raio atingindo as duas extremidades ao mesmo tempo, um observador dentro do trem em movimento verá o raio atingindo primeiro a extremidade na direção da qual o trem se movo (nesse exemplo, a direita), e só pouco depois o verá atingindo a outra extremidade (nesse exemplo, a esquerda). Logo, a partir disto, Einstein afirmou que o tempo absoluto simplesmente não existe. E no extremo: à velocidade da luz, o tempo é distorcido. Em explicação mais simples: como a luz viaja sempre à mesma velocidade, que á a razão entre a distância e o tempo, se a distância varia, para que a velocidade se mantenha a mesma só se tempo também variar. Não é possível se observar isto, porque como a velocidade da luz é tão maior do que a velocidade ordinária do mundo que os sentidos humanos capturam, que para um humano os efeitos relativísticos são completamente desprezíveis. 

- A Física Clássica de Isaac Newton descrevia perfeitamente apenas o mundo no qual os movimentos são bem mais lentos do que a velocidade da luz.

- Uma outra revolução na física se iniciou quando se investigou porque cada elemento químico tinha um espectro de luz próprio, porque existe o espectro de luz, e porque objetos emitem luz de cores diferentes quando aquecidos a temperaturas diferentes. A Física Clássica explicava isto com elementos de termodinâmica e eletromagnetismo: quanto mais quente um objeto, mais rápido as cargas elétricas vibram, emitindo radiação em frequência cada vez mais alta. Mas esta resposta não atendia a todas as observações feitas em laboratório. Faltava algo mais para um entendimento completo.

- No final da década de 1850, Gustav Kirchhoff propôs um método para se estudar as propriedades da radiação emitida por objetos aquecidos. A temperatura era o único parâmetro para determinar a quantidade de energia de cada frequência de radiação emitida.

- Embora fosse uma onda, a luz apresentava comportamento como se fosse uma partícula, os resultados em laboratório eram irrefutáveis. Einstein não conseguia explicar por quê. E novos experimentos produziam resultados mais misteriosos, tendo estes levado aos descobrimentos dos raios-X, da radioatividade, dos elétrons, e dos núcleos atômicos. Os raios-X, uma radiação eletromagnética invisível de frequência muito alta que se difratavam, foram descobertos por Wilhelm Rontgen em 1895. Em 1896, foi a vez de Henri Becquerel, investigando raios-X, descobrir a radioatividade diferenciada do urânio e de outros minerais, com seus raios alfa, beta e gama. Na linha das mesmas investigações, em 1897 foi Joseph John Thomson descobrir que os fenômenos estavam relacionados a partículas negativamente carregadas, os elétrons, provando que os átomos não eram indivisíveis. Levaria um pouco mais de tempo, até 1911, para que Ernest Rutherford desvendasse a estrutura completa do átomo, com seu núcleo, e suas cargas positivas, os prótons.

- Radioatividade é uma transmutação espontânea entre átomos pesados, e é ditada completamente pelo acaso. Não há uma linearidade, sendo impossível saber quando uma partícula será emitida por um núcleo radioativo, só se podendo determinar a probabilidade de ocorrência num intervalo de tempo. Não havia como a física clássica explicar o modelo atômico.

- Foi o físico alemão Max Planck, em 1900, quem desvendou a charada: os átomos não liberam radiação de forma contínua, mas em múltiplos agrupados de "pequenos pacotes", que ele chamou de quantum, associando a porções de radiação. Nascia a hipótese quântica, a qual nenhum modelo da física clássica explicava: o mundo microscópico, atômico, não funciona através de processos contínuos no espaço e no tempo.

- De modo análogo ao quantum de energia de Planck, Einstein sugeriu que a luz de uma frequência também ocorria em múltiplos de pequenos pacotes, cada um com energia proporcional à frequência, cada reagindo aos elétrons à sua maneira.

- A luz emitida num campo gravitacional intenso tem sua cor desviada para o vermelho, por ser a cor que tem o maior comprimento de onda do espectro luminoso. Em campos gravitacionais intensos, os átomos vibram mais lentamente, produzindo ondas de maior comprimento, o que implica em algo equivalente a uma diminuição no ritmo do relógio. Ou seja, os fluxos gravitacionais afetam o fluxo do tempo: quanto mais forte o campo gravitacional, mais lento o fluxo do tempo. Einstein apresentou estas ideias pela primeira vez num artigo em 1907, posteriormente ajustado com formas matemáticas mais corretas. Ele concluiu que a luz segue uma trajetória curva, porque o próprio espaço fica curvo pela força da gravidade.

- Em 1915, Albert Einstein apresentou a Teoria da Relatividade Geral, reescrevendo os parâmetros sobre a gravidade. Ao invés do espaço e do tempo absoluto da física de Newton, indiferente à presença da matéria, o espaço e o tempo se viam como deformáveis pelos efeitos gravitacionais, tendo sua geometria alterada pela presença da matéria. Os efeitos da gravidade passaram a ser interpretados como movimentos num espaço-tempo curvo. Einstein propôs que raios luminosos poderiam ser curvados por campos gravitacionais.

- Os efeitos da gravidade são substituídos pelo entendimento de curvatura do espaço. O movimento acelerado causado por forças gravitacionais é um simples movimento acontecendo em espaços curvos. A matéria afeta a geometria do espaço-tempo, e esta por sua vez dita o movimento da matéria.

- Já em 1912, o astrônomo Vesto Slipher provou que a galáxia de Andrômeda, na época ainda entendida como sendo uma mera nebulosa, estava se aproximando do Sol a uma velocidade extremamente alta. Em 1917, ele mediu a velocidade de outras nebulosas e provou que a maioria delas estava se afastando do Sol. Na época, o universo estático ainda era a hipótese mais aceitável pelos cientistas, que acreditavam que toda a massa do universo estava dentro da Via Láctea, incluindo todas as nebulosas, que ainda não eram compreendidas como sendo galáxias.

- Em 1919, uma expedição à cidade de Sobral, no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil, mediu a posição de uma estrela durante um eclipse solar e confirmou a teoria de Einstein de que a luz era desviada por campos gravitacionais na quantidade prevista na Teoria da Relatividade Geral.

- Na série de publicações realizadas entre 1798 e 1825 como "Traité de mécanique céleste", o matemático francês Pierre-Simon Laplace já havia conjecturado que para estrelas pesadas o suficiente, a força gravitacional seria tão forte que nem mesmo a luz poderia escapar. Com o advento da Teoria da Relatividade Geral, essa ideia reapareceu com a possível existência, posteriormente confirmada, de buracos negros.

- Einstein acreditava num universo finito, mas de acordo com sua própria teoria gravitacional, um universo finito implodiria em si mesmo. Ele então adicionou um termo à sua equação, que chamou de "pressão negativa", que ficou mais conhecida como "constante cosmológica", que ele não sabia explicar o que era, mas que matematicamente era o que estabilizava a seu modelo.

- Faltavam dados experimentais que confirmassem as suposições teóricas de Einstein, e estes dados apareceram a partir das observações astronômicas feitas por Edwin Hubble na década de 1920, que provaram a existência de inúmeras galáxias além da nossa, e que apresentaram evidências de que o universo estava em expansão.   

- Foi o meteorologista russo Aleksandr Friedmann, em 1922, quem primeiro propôs que o universo seria dinâmico e não estático e finito.

- No fim de 1924, as observações com telescópios superpoderosos feitas por Hubble enfim comprovaram que as nebulosas eram, na verdade, galáxias assim como a Via Láctea.

- Em 1925, Weiner Heisenberg apresentou seu modelo de mecânica matricial. Em 1926, Erwin Schrodinger apresentou seu modelo de mecânica ondulatória. A natureza do mundo quântico começava a ser desvendada, dando moldes à mecânica quântica: a natureza na qual processos eram substituídos por saltos quânticos, com a inclusão probabilística apresentada pelo Modelo de Niels Bohr.

- Após as descobertas de Hubble, a humanidade passou a ter o conhecimento de que a Via Láctea era uma entre bilhões de galáxias. A Terra não ocupava uma posição especial no Sistema Solar. O Sol não ocupava uma posição especial na Via Láctea, e esta por sua vez não ocupava uma posição especial no universo.

- Hubble provou que o universo estava em expansão, e Einstein reconheceu isto ao retirar a constante cosmológica de sua equação, afirmando ter sido, a criação daquela constante, o maior erro e a maior burrice cometidos em sua vida (décadas depois a ciência provaria que ele não estava errado e que a constante cosmológica não deveria ter sido retirada da equação).

- Uma consequência imediata da Lei de Hubble é que se o universo está se expandindo, então ele foi menor no passado. Uma regressão contínua para o passado levaria então a um ponto no qual toda a matéria estaria concentrada num pequeno espaço.

- As novas descobertas sobre o mundo atômico, em muito pouco tempo, mostraram o poder de destruição que representavam. Era assombrosa a quantidade de energia liberada quando núcleos quando núcleos radioativos pesados eram divididos em núcleos menores por um bombardeio de nêutrons. Estava criada a bomba atômica. Pela primeira vez em toda a história, a humanidade tinha o poder de se auto aniquilar por completo.

- As reações de fissão que controlam a liberação de energia numa explosão nuclear são destrutivas no sentido de serem núcleos pesados divididos em núcleos menores. Já as reações nucleares que geram a energia nas estrelas são positivas e construtivas, no sentido de serem núcleos maiores fundidos a partir de núcleos menores.

- O núcleo do átomo é constituído por prótons e nêutrons, e cercado por elétrons orbitando à sua volta. Prótons e elétrons têm cargas elétricas contrárias que se atraem pelas forças eletromagnéticas. E o núcleo se mantém estável por causa da força nuclear forte, que é cem vezes mais forte que a repulsão elétrica entre os prótons, uma força que opera apenas dentro de distâncias nucleares, assim como a força nuclear fraca, descoberta como aquela que envolve processos de decaimento radioativo.

- Em 1965, foi descoberto que o universo é permeado por uma radiação de corpo negro composta por fótons muito frios. Seriam "raios fósseis", marcas de um momento inicial de sua expansão.

- Qualquer sistema capaz de gerar energia, mais cedo ou mais tarde esgota sua reserva de combustível. Estrelas também são assim. Uma estrela se autoconsume para existir.

- A busca por conhecimento é infinita. A natureza jamais vai deixar de surpreender a humanidade. As teorias do presente banais e simples, meras pobres aproximações, perante o conhecimento obtido no futuro.


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