quarta-feira, 20 de julho de 2022

Fotos do cosmos que mais impactaram a humanidade

 
A exploração espacial começou nos Anos 1960, com as missões dos Estados Unidos e da União Soviética. E as primeiras fotos espaciais de maior impacto sobre a humanidade foram auto-retratos do Planeta Terra. A humanidade ficou fascinada com a visão de como a Terra era vista de fora.


Tão impactantes quanto foram as primeiras imagens da Terra vista da Lua, em imagens tiradas a partir de 1969 após a chegada da NASA, agência espacial norte-americana, no satélite terrestre.


As fotos tiradas mais recentemente, fotografadas em 2016 por uma sonda japonesa, reforçam a beleza do registro da Terra se pondo no horizonte lunar.



Outra foto tirada por uma sonda espacial foram as tiradas do Cometa Halley, cujas aparições a cada 76 anos nos céus sempre fascinaram a humanidade. Não por coincidência, quando os cientistas quiseram fotografar de perto um cometa, escolheram o Halley para desvendar. E o resultado obtido em fotos foi majestoso. As fotos foram tiradas em 1986 pelas Missões VeGa, parceria entre União Soviética e França, e Giotto, da Agência Espacial Europeia. As três foros abaixo foram da Sonda Giotto:




Fotos do cosmos tirados por telescópios, a primeira a ter um papel mais impactante foi aquela que ficou sendo chamada de Deep Field (Campo Profundo), a composição de tomadas feitas com o Telescópio Espacial Hubble tiradas da mesma região do espaço entre 18 e 28 de dezembro de 1995. Nove anos depois, foi feita o Ultra Deep Field (Campo Ultra Profundo), com fotos tomadas por um período mais longo, entre 3 de setembro de 2003 e 16 de janeiro de 2004, e é esta foto a que é apresentada abaixo:


Mas o maior impacto veio com as primeiras fotos tiradas e apresentadas em 2022 com o Telescópio Espacial James Webb, o substituto do Hubble. A capacidade ótica do telescópio comparada a de seus antecessores foi impressionante mostrada nas fotos comparativas mostradas abaixo:




As fotos apresentadas em julho de 2022 foram as de alcance mais distante já obtidas até então: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário